Situação de NORMALIDADE !
OCORRÊNCIAS LIGUE 199 OU 193. OCORRÊNCIAS LIGUE 199 OU 193.

PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (15/08) – 05:00


PREVISÃO PARA SEGUNDA-FEIRA (15/08)

A segunda-feira (15) inicia com tempo firme em SC mas, ao longo do dia, a aproximação de uma frente fria faz com que o tempo comece a mudar em parte no estado. A chuva chega nas áreas de divisa com o RS no final do dia acompanhada de temporais isolados, com rajadas fortes de vento, raios e eventual granizo. As temperaturas chegam aos 33°C no Litoral Sul, 31°C Grande Oeste e oscilam entre 23 e 28°C nas demais áreas. Os ventos sopram de norte/nordeste com intensidade moderada (velocidade média de 15 a 25 km/h) no estado, com rajadas de até 65 km/h no Grande Oeste, Planalto Sul e no Litoral Sul. O risco é baixo a moderado para ocorrências associadas às rajadas de vento e aos temporais.

 

 

 

PREVISÃO PARA TERÇA-FEIRA (16/08)

Na terça-feira (16), a frente fria avança por SC mantendo o tempo instável ao longo do dia, principalmente no Grande Oeste e Planalto Norte. O risco é baixo a moderado para ocorrências associadas aos temporais e a chuva pontualmente intensa, como alagamentos e enxurradas. Durante a tarde a instabilidade começa a diminuir a partir do Grande Oeste e, até o final da noite, gradativamente nas demais regiões. As temperaturas máximas ocorrem ainda de madrugada nas áreas de divisa com o RS, ficando entre 22°C e 25°C no Grande Oeste e Litoral Sul e entre 15°C e 20°C no Planalto Sul. Nas demais regiões as máximas acontecem à tarde, mas não passam dos 22°C. As mínimas ocorrem ao final da noite em todo estado e oscilam entre 10°C e 18°C.

 

 

 

PREVISÃO PARA QUARTA-FEIRA (17/08)

A quarta-feira (17) começa sem chuva na maior parte do estado, mas o litoral ainda fica com presença de muitas nuvens, consequência da passagem da frente fria. A partir da tarde, uma nova área de baixa pressão volta a deixar o tempo instável em SC. A chuva começa no Grande Oeste e se desloca para as demais regiões no decorrer da noite, e pode vir em forma de temporais isolados acompanhados de chuva pontualmente intensa e rajadas de vento. O risco para ocorrências associadas aos temporais e a chuva intensa, como alagamentos e enxurradas, é moderado. Ao longo do dia, as temperaturas oscilam entre 20°C e 25°C no Grande Oeste, Litoral Sul e Litoral Norte e entre 15°C e 19°C nas demais regiões.

 

 

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Na quinta-feira (18), um ciclone extratropical se forma na altura do litoral do RS, dando origem a uma nova frente fria que se organiza sobre SC. Este sistema mantém a instabilidade sobre o estado, provocando chuva volumosa e que pode ser intensa em alguns momentos. Até o final do dia a frente fria avança em direção ao sudeste do Brasil, dando lugar a uma nova massa de ar frio que provoca declínio acentuado das temperaturas em todas as regiões ao longo do dia. Por isso, o amanhecer de sexta-feira (19) deve ser de temperaturas próximas ou abaixo de 0°C entre o Grande Oeste e os Planaltos catarinense.

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (15/08)

Segunda-feira (15) com vento soprando de norte no estado, com intensidade fraca a moderada entre 10 e 25 km/h e com rajadas entre 50 e 65 km/h entre o Grande Oeste e o sul do estado. O risco para ocorrências associadas a fortes rajadas de vento é moderado

Ondas de direção leste/nordeste, com altura de 0,5m a 1,0m  no Litoral Norte, entre 1,5m e 2,0m na Grande Florianópolis e até 2,5m no Litoral Sul.

 


Compartilhe este boletin


Defesa Civil na escola


O Programa Defesa Civil na Escola é um programa de prevenção, que busca tornar as comunidades mais seguras a partir do espaço escolar.


Conheça

Agente Mirim


Capacitação dos estudantes de ensino fundamental para conhecer o que é risco e como proceder antes, durante e após um desastre


Conheça

Quer ser um voluntário?


Preencha um formulário e faça parte da equipe. Entraremos em contato o mais breve possível. Seja voluntário, ajude a Cidade!


Cadastre-se


Fale com a Defesa Civil de Gaspar




Endereço

R. Cel. Aristiliano Ramos, 435
Centro, Gaspar - SC, 89110-900
© 2024 Município de Gaspar | Desenvolvido por DEXTAK