Situação de NORMALIDADE !
OCORRÊNCIAS LIGUE 199 OU 193. OCORRÊNCIAS LIGUE 199 OU 193.

PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (18/08) – 05:00


PREVISÃO PARA QUINTA-FEIRA (18/08)

A quinta-feira (18), tem ocorrência de temporais em todas as regiões, em função de uma frente fria atuante no estado. A partir da tarde uma intensa massa de ar frio de origem polar começa a estabilizar o tempo a partir do Grande Oeste aos planaltos, com a chuva, mais branda, se concentrando no leste de SC, se afastando do estado até o final da noite. O risco é baixo a moderado para ocorrências associadas aos temporais. Pela manhã os ventos sopram de direção norte/noroeste com rajadas de intensidade moderada a forte (entre 45 km/h e 85 km/h) em áreas do norte do estado, do Meio-Oeste, do Litoral Sul e da Grande Florianópolis. Ao longo do dia o vento vira de sul/sudoeste mantendo as rajadas com intensidade moderada a forte (45 a 85 km/h) e se concentrando principalmente nas áreas costeiras de SC. O risco associado às rajadas de vento é moderado a alto. As temperaturas mínimas ocorrem no período da noite e ficam entre -2°C e 4°C no Planalto Sul e no Meio-Oeste, oscilam entre 0°C e 5°C no Oeste e Extremo Oeste aos planaltos e ficam entre 5°C e 11°C nas outras áreas, também há condição para precipitação invernal nos pontos mais altos da serra no período da noite. As máximas ocorrem na madrugada e oscilam entre 13°C e 15°C entre os planaltos, e entre 15°C e 18°C no restante do estado, com exceção do Litoral Norte e do Baixo Vale do Itajaí onde as máximas ocorrem no período da tarde e ficam entre 20°C e 22°C. O risco associado à queda de temperatura é moderado a alto.
PREVISÃO PARA SEXTA-FEIRA (19/08)
 

Na sexta-feira (19) a massa de ar polar estabiliza o tempo em todo o estado e mantém as temperaturas baixas. No Grande Oeste, Planaltos e no Alto Vale do Itajaí é esperada geada ampla e temperaturas próximas ou abaixo de 0°C entre a madrugada e a manhã. Ainda, na serra catarinense há chance de precipitação invernal e também há risco para congelamento de pistas entre a madrugada e a manhã, com risco moderado a alto associado a esta condição. As temperaturas mínimas ficam entre 0°C e -6°C no Meio-Oeste e nos planaltos, oscilam entre 0°C e 4°C no Extremo Oeste, Oeste e no Alto e Médio Vale do Itajaí e ficam entre 0°C e 9°C nas regiões litorâneas. As máximas oscilam entre 7°C e 12°C do grande Oeste aos planaltos e ficam entre 12°C e 16°C nas demais áreas. Os ventos sopram de direção sul com intensidade fraca a moderada pelo estado (entre 2 e 20 km/h) e rajadas em torno de 40 a 50 km/h, sendo um pouco mais intenso ao longo da costa catarinense no decorrer do dia. O risco associado a ocorrências associadas às rajadas de vento é baixo a moderado.

 PREVISÃO PARA SÁBADO (19/08)
 
No sábado (20) a condição de tempo estável com temperaturas bem baixas persiste em função da atuação da massa de ar polar no estado. O sol deve predominar no Extremo Oeste e no Oeste e nas demais regiões do estado, o tempo fica nublado com aparições do sol ao longo do período. A condição para geada ampla e chance de congelamento de pistas persiste entre o Grande Oeste e os planaltos na madrugada e amanhecer. As temperaturas mínimas devem oscilar entre 1°C e -3°C no Grande Oeste, Planalto Norte e no Alto e Médio Vale do Itajaí, ficam abaixo dos -5°C nos pontos mais altos da serra e oscilam entre 2°C e 10°C nas áreas litorâneas. As máximas ficam entre 11°C e 15°C nos planaltos e no Alto e médio Vale do Itajaí e oscilam entre 15°C e 18°C nas demais áreas. O risco associado às baixas temperaturas é moderado a alto. O vento médio sopra com intensidade fraca de direção sul/sudoeste virando para norte/noroeste ao longo da tarde, com rajadas fracas a moderadas (entre 45 e 55 km/h) no Grande Oeste e nos Planaltos. O risco associado às rajadas de vento é baixo a moderado.
TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS
 
 No domingo (21) as baixas temperaturas devem persistir em toda Santa Catarina e o tempo segue estável com predomínio do sol no Extremo Oeste e no Oeste, tendo variação de nebulosidade do Meio-Oeste a metade leste do estado. Na segunda-feira (21) o sol predomina no grande oeste, nas demais regiões o tempo fica nublado com possibilidade de chuva fraca e pontual no litoral e em áreas próximas.
CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (18/08)
 
Quinta-feira (18) com vento soprando de oeste/sudoeste, com intensidade baixa a moderada de até 25 km/h, com rajadas de intensidade moderada a forte (entre 45 e 75 km/h) pelo estado. O risco para ocorrências associadas às rajadas de vento é moderado a alto.

Ondas de direção sul, com altura entre 2,5 m e 3 m do Litoral Sul à Grande Florianópolis e entre 1 m e 2,5 m no Litoral Norte, com picos de até 4 m em toda a costa catarinense. O risco para ocorrências associadas à agitação marítima e ressaca é moderado.
image.png


Compartilhe este boletin


Defesa Civil na escola


O Programa Defesa Civil na Escola é um programa de prevenção, que busca tornar as comunidades mais seguras a partir do espaço escolar.


Conheça

Agente Mirim


Capacitação dos estudantes de ensino fundamental para conhecer o que é risco e como proceder antes, durante e após um desastre


Conheça

Quer ser um voluntário?


Preencha um formulário e faça parte da equipe. Entraremos em contato o mais breve possível. Seja voluntário, ajude a Cidade!


Cadastre-se


Fale com a Defesa Civil de Gaspar




Endereço

R. Cel. Aristiliano Ramos, 435
Centro, Gaspar - SC, 89110-900
© 2024 Município de Gaspar | Desenvolvido por DEXTAK