Para uma cidade ser sustentável e contribuir com um mundo mais limpo e saudável, são necessárias ações que vão desde o consumo consciente até o descarte correto do lixo. Pensando na cidade do agora e do futuro, o município de Gaspar aderiu, pela primeira vez, ao movimento Semana Lixo Zero. Em todo o Brasil ações em prol de um mundo mais sustentável são realizadas de 22 a 31 de outubro. Em Gaspar estão programados mutirões de limpeza, ações de conscientização e palestras virtuais.
Para dar início à Semana Lixo Zero, a Defesa Civil, com o apoio do Corpo de Bombeiros e em parceria com a Superintendência de Comunicação, fará uma volta no Rio Itajaí-Açu com a imprensa nesta quinta-feira, dia 21. O objetivo é chamar a atenção para o descarte incorreto nas encostas, que infelizmente ainda acontece, e prejudicam diretamente o meio-ambiente e podem agravar situações de emergência, como enchentes. No sábado, dia 23, a equipe técnica e voluntários da Defesa Civil farão um mutirão de limpeza dessa mesma encosta.
Para dar o exemplo para a comunidade, a administração municipal também terá ações internas. A Secretaria de Saúde será piloto para o estudo de gravimetria, que irá mensurar a quantidade de lixo produzida pelo departamento para que ações de reciclagem e redução de produção de lixo possam ser adotadas. Além disso, copos reutilizáveis serão adotados em todos os departamentos, para incentivar a redução de consumo de descartáveis. "Estamos diariamente buscando soluções para um município ainda mais sustentável e a administração deve ser referência. Já estamos em processo de implantação do Governo sem papel, com a contratação de sistemas informatizados, por exemplo", informa o prefeito Kleber Wan-Dall.
Além da Prefeitura de Gaspar, através de diversos departamentos, outras instituições gasparenses aderiram à Semana Lixo Zero e devem proporcionar momentos de conscientização. O Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC Campus Gaspar irá realizar uma palestra intitulada 'Casamento Lixo Zero' no dia 25, às 14h através do canal do YouTube do IFSC (https://youtu.be/bV1OEJepdhs) e toda a comunidade é convidada a participar. O Fazzenda Park Hotel também fará uma palestra destinada aos comércios e indústrias contando a sua experiência com reciclagem e orientando como os estabelecimentos podem começar a trabalhar a sustentabilidade. A apresentação do Fazzenda será transmitida no canal do YouTube da Prefeitura de Gaspar no dia 26 às 19h.
No dia 29, às 11h, também no canal do YouTube da Prefeitura de Gaspar, será transmitida uma palestra do próprio Instituto Lixo Zero. 'A importância da construção de uma Cidade Lixo Zero' será ministrada por Arthur Rancatti e é destinada a toda a comunidade.
Durante toda a semana a Secretaria de Obras e Serviços Urbanos e a Secretaria de Agricultura também devem realizar mutirões de limpeza de terrenos baldios e valas e ribeirões.
Mesmo após o encerramento oficial da SLZ, Gaspar terá duas ações importantes que contam com a participação de voluntários. A proliferação do mosquito da Dengue é causada diretamente pelo descarte incorreto de resíduos e materiais. Por isso, concomitantemente com o dia de finados, as secretarias de Saúde, de Obras, Samae e Defesa Civil farão mutirões de limpeza e descarte de materiais nos cemitérios. Dia 5, das 9h às 12h a ação será no Bateias e dia 6, no mesmo horário, no Santa Terezinha.
Uma grande ação da Semana Lixo Zero marca o encerramento oficial. No dia 30 de outubro, das 9h às 12h, diversas instituições estarão na Praça Getúlio Vargas, em frente à Prefeitura, para conscientizar a população sobre os diversos serviços disponíveis na cidade, orientação sobre descarte de resíduos e impacto na natureza, entre outros. Nesta ação, haverá a exposição de parte do material recolhido na ação de limpeza do Rio Itajaí-Açu e a exposição de alunos da rede municipal de ensino sobre reutilização de materiais recicláveis. A mostra dos alunos está sendo trabalhada em sala de aula através dos professores de artes que receberam uma capacitação do SAMAE. A exposição será itinerante e deve percorrer espaços públicos até o final do ano.
A Semana Lixo Zero é um evento colaborativo com espaço aberto para que a sociedade civil, grupos, empresas, associações, entidades entre outros, que queiram compartilhar outros serviços e ações, possam colaborar com propostas e ideias para conscientização sobre o tema. A programação deste ano contou com a participação de várias pastas do governo municipal, como Samae, Superintendência de Defesa Civil, Comunicação, Gabinete, Fazenda e Gestão Administrativa, Secretaria de Obras, Agricultura, Educação, Fundação de Esportes, Assessoria da Juventus, entre outras; do IFSC Campus Gaspar, do Fazzenda Park Hotel e do Lions Clube Gaspar.
A Semana Lixo Zero tem o objetivo de trazer o conceito de ‘Lixo Zero’ para Gaspar e estabelecer parcerias e projetos com a temática. O Instituto Lixo Zero Brasil – ILZB é uma organização social autônoma sem fins lucrativos. Teve sua fundação em 2010 e representa o movimento ZWIA (Zero Waste International Alliance) no Brasil.
Serviços Municipais
A Prefeitura de Gaspar, através do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto - SAMAE, possui diversos serviços que contribuem para uma cidade mais sustentável. A exemplo da coleta de lixo reciclável, coleta de lixo eletrônico e volumosos, coleta de oléo de cozinha usado e coleta de lâmpadas. Durante a Semana Lixo Zero Gaspar, o município deve trabalhar a conscientização da população e fortalecer a divulgação desses serviços.
O Programa Defesa Civil na Escola é um programa de prevenção, que busca tornar as comunidades mais seguras a partir do espaço escolar.
Capacitação dos estudantes de ensino fundamental para conhecer o que é risco e como proceder antes, durante e após um desastre
Preencha um formulário e faça parte da equipe. Entraremos em contato o mais breve possível.
Seja voluntário, ajude a Cidade!