Elaborado em: 28/10/2026 às 05:00 – N° 301/2026
Meteorologista: Augusto Pereira
QUARTA-FEIRA (28)
Na quarta-feira (28), o tempo firme ainda predomina em todo o estado no decorrer do dia, com sol entre variação de nuvens. Porém, a partir da tarde há condições para a ocorrência de chuvas rápidas e com fraca intensidade especialmente no Grande Oeste, Planaltos e Litoral Sul, mas sem risco para ocorrências meteorológicas. O predomínio de sol no decorrer do dia se reflete nas temperaturas, com máximas que chegam aos 27°C no Oeste e no Litoral Sul e 24°C/25°C no Meio-Oeste, Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e norte catarinense. No amanhecer, as mínimas ficam entre 6°C e 12°C nos Planaltos, Meio-Oeste e regiões serranas e variam entre 11°C e 16°C nas demais áreas.

QUINTA-FEIRA (29)
Na quinta-feira (29), o tempo volta a ficar instável em Santa Catarina, devido a formação de uma frente fria. Há condições para chuva pontualmente intensa e temporais isolados, que ocorrem desde o começo da manhã entre o Grande Oeste e as áreas de divisa com o Rio Grande do Sul e no decorrer do dia se espalham entre os Planaltos e Litoral. O risco é baixo a moderado para ocorrências associadas a alagamentos, destelhamentos, danos na rede elétrica e queda de galhos e árvores. Pela manhã, as mínimas ficam entre 12°C e 18°C pelo estado, com valores ligeiramente menores nas áreas mais altas da serra. À tarde, as temperaturas pouco sobem e ficam próximas dos 20°C em praticamente todo o estado. Apenas no Litoral Sul é que chegam os 23°C/24°C.

SEXTA-FEIRA (30)
Na sexta-feira (30), o tempo segue instável em Santa Catarina, com condições para chuva pontualmente intensa e temporais isolados, devido ao avanço da frente fria. As instabilidades se espalham especialmente entre o Meio-Oeste e o Litoral. O risco é moderado para ocorrências associadas a alagamentos e enxurradas pontuais, e baixo para destelhamentos, danos à rede elétrica e queda de galhos e árvores. No amanhecer, as temperaturas mínimas variam entre 15°C e 19°C no estado, com exceção da Serra, onde podem chegar a 10°C. Durante a tarde, as temperaturas máximas oscilam entre 23°C e 26°C entre o Extremo Oeste e o Meio-Oeste. Nas demais regiões, as máximas não ultrapassam os 21°C.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS
No sábado (31), o tempo volta a ficar mais estável no Grande Oeste, mas a chuva persiste entre os Planaltos e o Litoral, devido à circulação marítima. No domingo (1º), o céu fica com maior cobertura de nuvens, e não se descarta a ocorrência de chuva a qualquer hora do dia no estado.
